Limite único combinado

Cobertura contratada em excesso ao RETA tendo em vista os baixos limites praticados pelo seguro obrigatório.

Garante o reembolso das indenizações que o mesmo vier a ser obrigado a pagar judicialmente ou por acordo previamente autorizado pela seguradora por danos corporais e/ou materiais a transportados e/ou não transportados.

Dentre as principais coberturas estão:

  • Indenizações a terceiros que segurado venha ser obrigado a pagar judicialmente ou mediante acordo com aprovação da seguradora
  • Custos com a defesa do segurado
  • Despesas de contenção de sinistro
  • Despesas de salvamento
  • Assistência médica e despesas suplementares

AV – 52E (Cláusula de Extensão de Cobertura Responsabilidade Civil)

Garante cobertura de responsabilidade civil contra acidentes, quaisquer que sejam as causas e atos danosos praticados e ocasionados decorrentes de Guerra, Sequestro ou outros riscos correlatos.

Sim, o Seguro RETA (responsabilidade do explorador ou transportador aéreo) é obrigatório a toda e qualquer aeronave que opere no território brasileiro.

Trabalhamos com as principais seguradoras que operam seguro aeronáutico no mercado, são elas: Allianz, AIG, AXA Seguros, Bradesco, Chubb, Excelsior, Fairfax, Mapfre, XL Catlin e Tokio Marine.

A seguradora baseia a proposta e apólice conforme informações preenchidas no questionário de avaliação de risco, portanto é muito importante que esse questionário seja preenchido com atenção refletindo exatamente a operação da aeronave.

Três dos principais pontos a serem observados para verificar se o seguro está adequado são:

  • Valor segurado: importante que este valor da cobertura CASCO esteja de acordo com o valor de mercado da aeronave, pois a seguradora irá indenizar baseando no valor de mercado de reposição do bem respeitando o limite máximo contratado.
  • Experiência exigida para a tripulação: verificar junto ao piloto se ele atende a cláusula de exigência da seguradora. Caso sua apólice não atenda o seu piloto, contate seu corretor imediatamente para essa adequação caso contrário poderá ter uma indenização negada pela seguradora.
  • Operações em pistas não pavimentadas: para aeronaves asa fixa existem seguradoras que não cobrem este tipo de operação, mesmo que seja uma pista homologada.

O preço para contratar as coberturas CASCO e LUC é analisado caso a caso, conforme questionário de avaliação de risco. Dentre todas as informações dos questionários, existem algumas que são fundamentais para avaliação do risco. São elas: valor da aeronave, local de operação, informações sobre a tripulação e histórico de sinistros.

Quanto mais detalhado for o questionário, melhor será o entendimento da seguradora sobre o risco e consequentemente um desconto maior será aplicado.

Sempre importante fornecer o máximo de informações sobre a operação para que o seguro seja feito de forma adequada e principalmente na melhor condição disponível do mercado.

Negativo. O objetivo do seguro CASCO é a reposição do bem. A cobertura deverá ser contratada sempre no valor de mercado atual para reposição do bem. Também não é recomendável a contratação do seguro CASCO por um valor acima do mercado pois não há garantia que o valor contratado será indenizado. A seguradora sempre pesquisa opções no mercado mais próximas da realidade da aeronave no momento do sinistro, indenizando este valor (descontando a franquia se aplicável) limitado ao valor contratado na cobertura CASCO.

Portanto, não vale a pena segurar um valor muito alto pois estaria pagando um prêmio mais alto sem garantia de recebimento deste valor.

A seguradora checa a informação de experiência do piloto somente no momento do sinistro. O que vale é o que está na CIV portanto a informação que seve ser dada é a totalidade das horas contidas na CIV. É válido a informação das 6000 horas por comprovar que existe uma experiência maior, porém a apólice do seguro CASCO deve ser feita baseada nas horas que possam ser comprovadas pela CIV.

Sim, o roubo da aeronave está coberto na cobertura CASCO. Existem alguns casos em que roubo de aeronave foram enquadrados dentro da cobertura Guerra, portanto sempre recomendamos a contratação da cobertura de Guerra, Sequestro e Confisco em conjunto com a cobertura CASCO.

A cobertura de Guerra costuma andar junto com a cobertura de CASCO porém com um custo adicional.

A Cobertura contempla cobertura para Guerra, Sequestro e Confisco da aeronave pelo governo. Embora pareça ser uma cobertura que não se aplica ao Brasil por não possuirmos Guerra em nosso território, nós sempre recomendamos a contratação desta cobertura por conta da cobertura de Sequestro que está incluída na mesma cláusula.

Além disso o custo dessa cobertura é bem baixo e normalmente contratado na maioria dos casos.

Sim, é possível a contratação de uma apólice somente CASCO sem a contratação da cobertura LUC.

O seguro LUC (limite único combinado) e um seguro de responsabilidade civil que funciona como uma apólice a segundo risco em relação ao seguro RETA.

Isso quer dizer que após esgotamento do limite do seguro RETA que é bem baixo, a apólice LUC pode ser acionada e portanto o cliente terá um limite maior para indenizar ou fazer acordo com terceiros ( passageiros ou não) que possam ter sofrido algum dano por conta de um acidente aeronáutico.

Cobre também despesas médicas e advocatícia entre outras.

Sim, é possível a contratação de uma apólice somente LUC porém é importante ressaltar que o custo desta cobertura será agravado do que se contratada em conjunto com a apólice CASCO.

Negativo, o seguro LUC não é proporcional. Muitas vezes um aumento significativo de cobertura tem um pequeno aumento no custo (prêmio), e portanto, sempre é valido solicitar opções diferenciadas da cobertura LUC para avaliação no momento da contratação.

Por muito tempo a frase acima foi verdade. Até pouco tempo atrás as seguradoras ofereciam seguro somente para aeronaves até 25 anos, sendo que algumas seguradoras conseguiam estender até 35 anos.

Isto não é mais verdade, pois a Vokan desenvolveu junto a uma seguradora multinacional condições de seguro CASCO e LUC para aeronaves consideradas mais antigas, sem limitação de idade.

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