O que é consórcio?
Stefanie Altimare

Autor: Stefanie Altimare

Especialista em Personal Lines

O que é consórcio?

A definição de consórcio segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC): “é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil”.

Ou seja, o consórcio funciona basicamente como um autofinanciamento e se torna uma boa alternativa para aquelas pessoas que gostariam de realizar aquisição de um bem com uma incidência de juros mais atrativa.

Após a junção das pessoas interessadas em um determinado objetivo comum, é necessário encontrar uma administradora de consórcio, porém seu funcionamento depende da regulação do principal órgão regulamentador, o Banco Central. Sendo assim, é importante que saiba da regularização desse órgão e a VOKAN pode auxiliar nesse processo.

Além disso, para garantir ainda mais a segurança do fechamento do negócio  envolvendo um alto valor de risco, todos os contratos entre administradoras e participantes são regidos pela Lei 11.795/2008, assim é preservado os interesses do grupo.  

Como surgiu o consórcio?

A criação do consórcio ocorreu em 1960, impulsionada pela falta de crédito ao consumidor na época, foi fundada por funcionários do Banco do Brasil. Que se reuniram para formar um fundo de recursos que fosse possível a todos que participassem da arrecadação à aquisição de veículos. 

Pela sua fundação estar associada ao setor da indústria automobilística do Brasil auxiliando no crescimento dessa indústria, fez com que as montadoras de veículos adquirissem grande experiência em consórcios. Mas, com o passar do tempo, essa modalidade de financiamento também passou a ser utilizada para compra de outros bens e serviços, como por exemplo: imóveis, aviões, embarcações e outros.

Como funciona o consórcio?

Ele funciona da seguinte maneira: os membros do grupo pagam parcelas (que podem ser mensais ou não), para ir formando o fundo comum que permitirá a compra de bens. O número de cotas, prazo de pagamento, e valor do objeto será estabelecido previamente.

A periocidade dos sorteios promovida para que os participantes possam adiantar a compra do item em questão, será determinado antecipadamente pela administradora de consórcio. Vale dizer, que os participantes. nessa hora, podem dar lances para estarem entre os preferenciais do sorteio.

O funcionamento de cada grupo pode variar, vai depender do que estará estipulado em contrato. Porém, no momento da adesão este estar estabelecido itens como: objeto, prazo, número de cotas, periodicidade dos pagamentos, taxas, entre outros.

Não sabia sobre essa modalidade e sentiu interesse em entender mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, temos um time de especialistas prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas.