Blog

Principais itens da vistoria prévia para contratação do seguro
O laudo de vistoria prévio é o documento de avaliação condicionante que procede a contratação do seguro. São efetuados somente por peritos especializados que devem estar cadastrados no IRB Brasil Resseguros S.A. A relação destas empresas é fornecida pelas próprias seguradoras.
O cálculo do valor da vistoria depende da região onde será realizada, ainda sendo possível ser cobrado valor adicional de quilometragem, caso o vistoriador não tenha prestador próximo ao local da vistoria. A contratação do prestador é mediante pagamento antecipado, o custo é de responsabilidade do contratante do seguro.
O processo de agendamento é realizado por nossos corretores especialistas, que entram em contato com a empresa vistoriadora, orientando o inspetor da região a contatar diretamente o cliente, para que possam agendar o melhor horário e local de encontro para a vistoria.
O laudo de vistoria tem validade de 2 anos pelas seguradoras, podendo ainda ser utilizado para renovações do seguro. A vistoria prévia de seguro tem como princípio os itens obrigatórios conforme disposto na Normam 03. Cap 04 feito pela Marinha (embarcação de esporte e recreio), segundo Filipe, Engenheiro Naval da TS Tech Survey.
Filipe explica que, além da verificação dos itens para atestar as condições de navegabilidade da embarcação, conforme Normas da Autoridade Marítima, também são observados e feito registro fotográfico dos seguintes tópicos:
– Casco da embarcação, possíveis avarias;
– Motor e seu estado de conservação, teste de funcionamento;
– Bombas de porão e seu funcionamento;
– Bateria, se está devidamente fixada e protegida;
– Registro fotográfico de toda a embarcação, levantamento de equipamentos, acessórios e funcionamento.
Conversamos com o Antônio, Engenheiro Naval da Verantes Marine, ele indica que para facilitar a vistoria é importante não deixar de ter a bordo: coletes e boias salva-vidas, extintores de incêndio, equipamentos de comunicação ou navegação que sejam portáteis e a documentação da embarcação.
Ressalta ainda que, se a embarcação estiver passando por manutenção de casco e/ou motor, não é recomendável realizar a vistoria. Pois, assim, evitam-se mais custos para o segurado, com o retorno do inspetor para a vistoria de contratação do seguro.
Por isso, é importante que o seu corretor seja especializado no seguro náutico, para que ele saiba orientá-lo nos preparativos da vistoria, além de saber analisar as informações no recebimento do laudo de vistoria e nas pendências geradas nele. Dessa forma, evitando quaisquer prejuízos no momento da contratação do seguro e na regulamentação do sinistro, pois toda avaliação será baseada nas informações apresentadas no laudo.