DEVO CONTRATAR O SEGURO PARA MINHA EMBARCAÇÃO QUANDO ESTÁ PARADA?
Stefanie Altimare

Autor: Stefanie Altimare

Especialista em Seguros Marine

DEVO CONTRATAR O SEGURO PARA MINHA EMBARCAÇÃO QUANDO ESTÁ PARADA?

O pensamento mais comum dos proprietários que não contratam o seguro para embarcação é de que os acidentes só acontecem quando se está navegando. Mas, ao contrário do que se pensa, incidentes também podem acontecer quando a embarcação não está em uso. Por esse motivo, o Seguro Náutico é tão importante para trazer a tranquilidade e segurança para o proprietário em momentos inesperados.

Após 2016, quando o DPEM (Seguro Obrigatório para Embarcações) deixou de ser exigido, a necessidade da contratação do Seguro Casco para a embarcação se tornou ainda mais urgente, pois além da cobertura total para a embarcação em si, este seguro também possibilita a contratação de cobertura para os danos causados a terceiros no momento de um acidente ou incidente.

Segundo o Fórum Internacional de Investigadores de Acidentes Marítimos, evento que contou com a presença da Marinha do Brasil, foi dito que a maioria dos acidentes são causados por procedimentos operacionais falhos, fadiga de material, falha humana e força da natureza.  Portanto, como apontam os índices, existem várias situações imprevisíveis que podem ocasionar um acidente náutico.

O Seguro Náutico oferece uma ampla cobertura básica, amparando desde avaria total ou parcial da embarcação, assistência e salvamento, roubo ou furto, além de retirada e colocação na água. Além dessas coberturas, é importante sempre se certificar que a apólice de seguro também irá cobrir remoção de destroços e os danos ocasionados a terceiros.

Talvez você esteja pensando: “Mas minha embarcação fica guardada em marina, mesmo assim devo contratar o Seguro Náutico?”  A resposta é SIM, pois atualmente, o seguro para marina está extremamente escasso no mercado, até pouco tempo atrás, não havia nenhuma seguradora que estivesse operando com este seguro, e agora, as poucas que trabalham com este segmento, oferecem cobertura exclusivamente para bens da própria Marina ou Iate Clube, ou seja, excluindo itens de terceiros, como embarcações.

Entretanto, no momento da cotação, quando ocorre a avaliação do risco por parte da seguradora, o local de guarda da embarcação fará toda diferença, podendo influenciar diretamente na aceitação do risco e no cálculo do prêmio a ser pago. Então, o fato de a embarcação ficar em um local seguro e adequado trará benefícios para o proprietário tanto na proteção da embarcação contra chuva, sol e poeira, quanto no momento da contratação do seguro, viabilizando melhores condições.

A contratação da sua apólice através de um corretor especializado no segmento náutico é muito importante, pois ele saberá te dar todas as orientações tanto no momento da cotação, buscando no mercado a melhor condição ajustada às suas necessidades, quanto no momento de um eventual sinistro, pois ele terá expertise para acompanhar todo o processo regulatório, lhe dando todo o suporte necessário.

A VOKAN é uma corretora especializada em Seguros Náuticos. Entre em contato conosco, temos um time de especialistas prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas!

Navegue tranquilo! A VOKAN cuida do seu seguro.