Blog

CRESCIMENTO DAS VENDAS DE MOTO AQUÁTICA. O QUE COBRE O SEGURO DE JET SKI?
Após a pandemia, o segmento náutico sentiu os efeitos do aumento na procura dos brasileiros por embarcações. Devido ao isolamento social, junto à impossibilidade de viajar para o exterior, as pessoas passaram a procurar outros meios de lazer durante a pandemia, e o mundo náutico foi uma alternativa encontrada para suprir essa necessidade.
Segundo estimativas da Gold Náutica (empresa especializada em oficina e revenda de jet ski), as vendas de equipamentos náuticos, lanchas e principalmente jet skis tiveram um aumento de 50% a 70% após o início da pandemia.
Podemos dizer que a pandemia modificou drasticamente a forma de lazer das pessoas, e o mundo náutico se mostrou como uma opção muito segura neste cenário. Rios, lagos e represas começaram a ser muito mais explorados, principalmente no meio familiar. O que justifica o aumento na demanda por jet skis, lanchas e acessórios náuticos.
Inclusive, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, em 2022, foram zeradas as alíquotas do imposto de importação sobre jet ski, de 18% para 0%, ou seja, contribuindo diretamente tanto para o comerciante quanto para o consumidor final. Algumas empresas do setor, de acordo com a ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), estimam que o comércio do segmento pode dobrar de tamanho nos próximos três anos, caso a demanda continue aquecida.
Com a alta das vendas, houve também o aumento na procura pela contratação do seguro. Porém, ainda grande parte das pessoas que adquire o bem, não imagina que, dentro do Seguro Náutico, existe a possibilidade de contratar o Seguro para Moto Aquática. Vale dizer que a atuação das companhias para esse seguro ainda é bem restrita e, atualmente, somente uma seguradora realiza cotação para jet ski.
Para isso, preparamos um resumo sobre as dúvidas mais frequentes sobre as coberturas do seguro para jet ski e o que elas amparam
COBERTURA BÁSICA:
– Roubo e/ou furto qualificado da embarcação;
– Assistência e salvamento;
– Perda total;
– Avaria parcial (perda parcial);
– Retirada e colocação na água.
Além da cobertura básica (obrigatória), também é possível a contratação de coberturas adicionais (opcionais):
COBERTURAS ADICIONAIS:
– Responsabilidade civil (danos à terceiros);
– Transporte terrestre do jet ski.
Por esse motivo, é importante que o corretor seja especializado no segmento, pois mesmo que apenas a cobertura básica seja obrigatória, é dever do corretor explicar para o cliente sobre a importância da contratação das coberturas adicionais, pela segurança que elas agregam à apólice de seguro do contratante, principalmente no caso de eventual sinistro.
A VOKAN é uma corretora especializada no segmento náutico, com larga experiência no mercado segurador e em regulação de sinistros.
Para saber mais sobre o Seguro Náutico e suas coberturas, entre em contato com um de nossos especialistas, teremos muito prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!