Blog

Aumento da sinistralidade impacta a contratação do Seguro Náutico
O difícil período de pandemia trouxe diversos movimentos surpreendentes, um deles foi o impacto positivo no mercado náutico. Devido às normas de restrições e à impossibilidade de viajar, a alternativa encontrada por grande parte dos brasileiros foi a aquisição de um barco ou jet ski para lazer. Segundo a ACOBAR – Associação Brasileira dos Construtores de Barcos, no Brasil, as vendas em 2020 cresceram 25%, somado a 20% em 2021.
Consequentemente, a demanda de pessoas procurando a contratação do Seguro Náutico também seguiu esse aumento. No entanto, o crescimento da sinistralidade no segmento afeta diretamente a análise das seguradoras sobre o risco de permanência no setor. Quanto mais as seguradoras são acionadas para regulação de sinistros, torna-se necessário o processo de reavaliação do comportamento do mercado e, assim, o estabelecimento de reajustes da política de aceitação interna e dos preços.
A precificação de uma apólice, independentemente do setor, é influenciada basicamente pelos custos de operar naquela carteira. Se ocorrer o aumento da sinistralidade em toda a carteira náutica, todos são impactados, inclusive os clientes de renovação sem histórico de sinistros, que também sofrem com os agravamentos das taxas.
As dificuldades de contratação do Seguro Náutico já eram uma realidade, mas ao iniciarmos o ano de 2023, já com a perda de duas grandes seguradoras do segmento (Chubb e Allianz), a limitação do mercado torna-se ainda maior. Com o número reduzido de seguradoras no mercado, tornando cada vez mais difícil atender às necessidades dos clientes, abre-se espaço para incrementos nos custos do seguro.
Por outro lado, as implementações das novas imposições e regras pelas seguradoras são uma tentativa de reduzir os riscos de operação, a fim de suportar os efeitos e assim permanecer atuando no mercado.
Neste cenário, o papel do corretor especializado, atuando como consultor de riscos, torna-se cada vez mais importante e necessário, pois a agilidade e qualidade das informações no alinhamento junto às seguradoras tornam-se cruciais para viabilizar a aceitação do risco. Além de contribuir para uma boa colocação do risco no mercado, no momento de um eventual sinistro, a experiência do corretor fará toda a diferença para que o segurado receba sua indenização de forma correta e ágil.
Portanto, mesmo diante de todas as restrições e limitações do mercado, ressaltamos a importância de fazer a contratação do Seguro Náutico para sua embarcação, pois, além de proteção ao seu patrimônio e às pessoas, é a prevenção de situações inesperadas.