A Importância dos Equipamentos de Segurança e Salvatagem a Bordo da Embarcação.
Stefanie Altimare

Autor: Stefanie Altimare

Especialista em Seguros Marine

A Importância dos Equipamentos de Segurança e Salvatagem a Bordo da Embarcação.

Após uma das maiores tragédias marítimas do mundo envolvendo a embarcação “Titanic”, a comunidade internacional percebeu a importância de estabelecer padrões de seguranças para todos os tipos de embarcações, a fim de evitar que outro acontecimento como o do Titanic ocorresse novamente.

Então, no dia 12 de novembro de 1912, em Londres, ocorreu a primeira Conferência Internacional sobre a Segurança no Mar. Através dessa conferência, que contou com a presença de diversos países, nasceu a Convenção Solas, que em inglês significa “Safety of Life at Sea”, sendo que em português a tradução é conhecida como: “Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar”.

No escopo da Convenção, foi estipulado as normas mínimas que devem ser cumpridas nos procedimentos de construções e operações de navios, além disso, ajudou a definir a obrigatoriedade de determinados equipamentos de segurança e salvatagem compatíveis a cada tipo de embarcação.

Por isso, investir em equipamentos, utensílios e dispositivos que podem garantir a proteção de todas as pessoas que estão a bordo da embarcação, são itens indispensáveis para qualquer proprietário em caso de imprevistos. Para que possam entender melhor, listei abaixo os principais equipamentos de salvatagem que devem estar no barco:

  • Colete Salva-Vidas;
  • Boias Circulares;
  • Extintores de incêndio;
  • Artefatos pirotécnicos.

É importante ressaltar que os equipamentos de salvatagem precisam sempre seguir os critérios estabelecidos pela NORMAN (Normas da Autoridade Marítima). Inclusive, os requisitos podem variar de acordo com o tamanho e tipo de classificação da sua embarcação (Interior, Costeira e Oceânica). Além disso, fique sempre atento a validade dos itens, pois eles possuem prazo para utilização e devem ser trocados para que continuem cumprindo sua função de garantir a proteção.

Portanto, as Seguradoras entendendo a indispensabilidade dos equipamentos de proteção, com intuito de seguir o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima, somente aceitam a contratação do seguro mediante apresentação obrigatória do Laudo de Vistoria.

A inspeção é realizada por profissionais especializados, e esse processo segue um critério rigoroso de avaliação, que tem como objetivo avaliar o estado geral do barco, condições de navegabilidade e a relação de equipamentos de segurança e salvatagem. Sendo que, se for averiguado algum tipo de descumprimento das normas, o inspetor irá apontar no laudo qual é a “pendência”.

Feito isso, o laudo será encaminhado para o seu corretor, e sendo especializado no segmento do Seguro Náutico irá identificar o descumprimento informado pelo inspetor e irá orientar o cliente como regularizar. Para somente após a regularização, enviar o laudo para Seguradora, pois se o documento for enviado com esses apontamentos, a cia não concluirá o processo de fechamento, antes que a embarcação esteja totalmente de acordo com a NORMAN.

Por isso, no momento da Contratação do Seguro Náutico, é necessário o cliente procurar sempre corretor especializado no ramo, pois ele terá conhecimento mais aprofundado sobre as etapas desse processo e consequentemente trará mais tranquilidade para conseguir realizar o fechamento do seguro.

A VOKAN é uma corretora especializada em Seguros Náuticos. Entre em contato conosco, temos um time de especialistas prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas!

Navegue tranquilo! A VOKAN cuida do seu seguro.