Por que contratar Seguro de Crédito?
Vokan

Autor: Vokan

Por que contratar Seguro de Crédito?

O seguro de crédito é uma proteção contra a inadimplência de vendas a prazo. Esse tipo de seguro é sempre voltado às vendas B2B, ou seja, indeniza a empresa segurada (credor) que não receber os créditos concedidos a seus clientes (devedores).

Todas as empresas que vendem bens e serviços estão expostas e devem levar em conta o risco de seus clientes deixarem de pagar. Nesse cenário, o seguro de crédito funciona como uma ferramenta adicional de mitigação do risco de crédito, ou seja, uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Assim, se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.

Esse seguro pode ser contratado para vendas a prazo no mercado interno e para operações financiadas de exportação.

São vários os benefícios da contratação do seguro de crédito:

▪ Proteção do fluxo de caixa;

▪ Menor custo de captação de recursos, porque se houver a necessidade de buscar um empréstimo, por exemplo, os juros cobrados pelas instituições financeiras serão mais baixos justamente pela proteção;

▪ Suporta financeiramente as empresas, fornecendo confiança para concessão de crédito a clientes novos e existentes;

▪ Ajuda as empresas a crescer de maneira lucrativa e a superar as altas e baixas do ciclo de negócios;

▪ Mitiga o risco de concentração quando grande parte das vendas da empresa está entre alguns clientes.

Em um cenário econômico desafiador como o vivido atualmente, o seguro de crédito se apresenta como um produto eficiente, que protege um dos principais ativos das empresas, qual seja, suas contas a receber contra inadimplência, mora simples ou recuperação judicial, na medida em que traz maior previsibilidade para os negócios e, ainda, pode alavancar as vendas com maior segurança.