Blog

Você sabia que existem dois seguros que todo Hangar deveria ter?
Muita gente não sabe, mas existem duas apólices de seguros aplicáveis para um Hangar e elas são complementares. São eles: Seguro Empresarial e Seguro RC Hangar.
O seguro empresarial vai cobrir a reconstrução do Hangar em caso de acidente. A cobertura básica indeniza acidentes decorrentes de incêndio, raio e explosão e existem coberturas adicionais que podem ser contratadas (vendaval, danos elétricos, alagamento etc.). É uma espécie de seguro residencial e que precisa ser contratada com o valor total estimado para reconstrução do Hangar em caso de acidente.
Este seguro também cobre o conteúdo dentro do hangar (máquinas, eletrônicos, eventual estoque) porém não há cobertura para aeronaves que é uma exclusão da apólice. Já tivemos acesso a várias apólices onde o segurado acha que neste seguro também está tendo proteção para as aeronaves de terceiros que ficam dentro do hangar, porém isso não procede.
Na prática, vemos muitos operadores de Hangar fazendo este seguro apenas quando o administrador do aeroporto exige, não atentando muito para as coberturas e limites que está contratando e que são de extrema importância.
Em termos de custo, este seguro possui taxas bastante baixas e, portanto, um prêmio anual pequeno perto de toda a cobertura que oferece.
O Seguro que vai cobrir as aeronaves de terceiros hangaradas é o seguro de RC Hangar, onde o operador pode escolher o valor que deseja proteger diante de toda a exposição existente no seu hangar. O seguro de RC hangar também é o responsável por pagamento de indenização em caso de colisões durante manobra dentro do Hangar.
Um exemplo de acionamento de ambos os seguros seria uma situação de um vendaval que derrube um hangar em cima de uma ou mais aeronaves. O seguro empresarial irá fazer a regulação sob a ótica de reconstrução do hangar e o seguro de RC Hangar fará a regulação do processo sob a ótica de danos ocorridos em aeronaves de terceiros.
A operação de um Hangar também envolve muitos riscos e, portanto, é fundamental estar bem amparado com apólices de seguros adequadas para os riscos existentes.