Você sabe o que é a cobertura LUC no seguro aeronáutico?
Vokan

Autor: Vokan

Você sabe o que é a cobertura LUC no seguro aeronáutico?

O LUC, que significa Limite Único Combinado, é uma cobertura de responsabilidade civil, ou seja, ela cobre todos os danos causados a terceiros.

Então, em um acidente ou incidente aeronáutico, tudo que o segurado tiver que pagar como indenização a terceiros será coberto pelo LUC. Isso, é claro, se ele tiver contratado essa cobertura no momento da cotação do Seguro Casco. Pois, nesse momento, ele tem a opção de incluir esta cobertura de responsabilidade civil, que é o LUC.

Sabemos que a cobertura Casco irá cobrir os danos causados à aeronave em si. Então, o valor da cobertura Casco será sempre equivalente ao valor de mercado da aeronave. Já na cobertura LUC, o cliente define o valor que quer ter de respaldo da seguradora para cobrir os prejuízos que ele possa  ter com danos a terceiros.

É importante esclarecer que a responsabilidade civil da operação existe independente da contratação do seguro. O cliente ou o operador, contratando o seguro ou não, sempre será responsável por todos os danos que a sua operação causar a terceiros. No entanto, se ele tiver contratado a cobertura LUC, terá o respaldo da seguradora até o limite contratado. Caso o valor dos danos a serem indenizados a terceiros ultrapasse o valor da cobertura contratada, ele terá que pagar de toda forma, porque a responsabilidade civil é dele.

Por isso, você, proprietário e operador de aeronaves, ao contratar o seguro Casco, não deixe de adicionar a cobertura LUC. Contrate sua apólice com um corretor especializado em seguros aeronáuticos, que tenha um alto conhecimento técnico do produto, para evitar maiores transtornos.

Ainda, há muitos casos em que infelizmente no momento que oferecemos a cobertura LUC, o cliente diz que nunca ouviu falar dessa cobertura, pois talvez ele estivesse há anos fazendo o seguro com algum corretor que é amigo, conhecido, ou que faz a frota da empresa, mas que não é especializado no segmento aeronáutico. Tal corretor provavelmente não saberá do que se trata, porque ele não tem experiência com seguro aeronáutico. E é aí que mora o perigo!

Como corretora especializada, eu considero a cobertura LUC até mais importante que o Casco, porque nessa cobertura você sabe o tamanho do prejuízo que você pode ter, que é o valor de mercado da máquina (em caso de uma perda total, por exemplo), já a cobertura LUC não. Não temos como mensurar quais danos serão causados a terceiros. E, na grande maioria dos casos, é o prejuízo com tais danos que talvez seja o motivo do encerramento das atividades daquele cliente. Isso porque não sabemos o tamanho do problema que poderá ocorrer, se ele vai ter que indenizar vidas a bordo, vidas em solo, reconstruir bens no solo, despesas judiciais etc.

Nós, da VOKAN, sempre orientamos os clientes sobre a importância de cada cobertura, tirando dúvidas e oferecendo mais de uma opção para análise.

Se você deseja saber mais sobre a cobertura LUC ou outras coberturas, entre em contato conosco, temos um time de especialistas preparados para atender você!