Tipo de Propulsão para Seguro.
Vokan

Autor: Vokan

Tipo de Propulsão para Seguro.

No Seguro Aeronáutico, uma das informações mais importantes que as seguradoras avaliam é referente às horas de experiência do piloto.

O questionário de risco que enviamos ao cliente para preenchimento contém alguns campos que são divididos em horas totais e horas em comando:

Horas em asa fixa;

Horas em asa fixa em comando;

Horas na propulsão da aeronave;

Horas na propulsão em comando da aeronave;

Horas no modelo da aeronave;

Horas no modelo em comando da aeronave.

A informação que mais gera dúvida no momento de preencher o questionário é a experiência do piloto no tipo de propulsão. Para as seguradoras, a “experiência no tipo” não é a experiência no tipo de carteira e sim no tipo de propulsão da aeronave que está sendo cotada.

Veja abaixo os tipos de propulsão que existem:

Tipos de propulsão para AVIÃO:

Pistão

– Monomotor a pistão

– Bimotor a pistão

Turboélice

– Monomotor a turboélice

– Bimotor a turboélice

Jato/turbofan

– Monomotor a jato

– Multimotor a jato

Tipos de propulsão para HELICÓPTERO:

Pistão

– Monomotor a pistão

– Bimotor a pistão

Turboeixo/turbina

– Monomotor a turbina

– Bimotor a turbina

Citamos abaixo alguns exemplos de propulsão por modelo de aeronave:

CIRRUS: MONOMOTOR A PISTÃO

KING AIR: BIMOTOR A TURBOÉLICE

ROBINSON (R66): MONOMOTOR A TURBINA

CITATION: MULTIMOTOR A JATO

O entendimento destas diferenças é crucial para que a cotação seja feita de forma correta, sem deixar brechas para uma possível negativa de indenização de seguro, em caso de um sinistro, por exemplo.

Por isso é tão importante contratar sua apólice por meio de um corretor especializado no segmento aeronáutico. Ele vai saber orientá-lo com relação ao tipo de propulsão da aeronave, tirar todas as dúvidas no preenchimento das informações do questionário, para que a cotação seja feita com base nas informações reais da sua operação.

Vale ressaltar que todas as informações passadas para a seguradora no momento da cotação precisam ser completas e passíveis de comprovação para evitar futuros problemas em caso de sinistro.

A VOKAN é a maior corretora especializada no segmento aeronáutico do país. Temos um time preparado para atender você e tirar todas as dúvidas.