Como agir no momento de um sinistro aeronáutico?
Vokan

Autor: Vokan

Como agir no momento de um sinistro aeronáutico?

Inicialmente vamos esclarecer que quando falamos de sinistro aeronáutico estamos nos referindo ao evento no qual a aeronave sofre um acidente ou incidente.

Há circunstâncias que fazem parte da rotina de qualquer corretora devido à natureza da atividade. O momento de um sinistro é um dos mais importantes e, também, um dos mais delicados, pois é o momento em que o cliente finalmente precisa recorrer à empresa para resolver a situação junto à seguradora. Nesse momento é que o segurado irá se certificar se fez uma boa escolha da corretora no momento de contratar seu seguro aeronáutico.

A primeira coisa que se deve fazer quando ocorre um sinistro, além de prestar socorro às vítimas que tiverem necessidade de socorro imediato, é acionar o órgão competente para que todas as ações necessárias sejam tomadas dentro das regras previstas. Em seguida, o segurado deve ligar para o seu corretor, ele é quem irá lhe passar todas as orientações necessárias, direcionando o cliente de forma que siga todos os procedimentos autorizados pela seguradora.

Existem algumas ações muito importantes neste momento para evitar mais transtornos com a seguradora, como, por exemplo, o isolamento da aeronave para manter sua integridade. É muito importante se certificar de que a aeronave está em um local seguro e garantir que ela permanecerá intacta até a chegada do perito para a vistoria, pois todas as ações neste momento precisam ser previamente autorizadas pela seguradora. Lembrando que o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) precisa fazer a liberação do local do acidente para que a aeronave seja vistoriada pelo perito enviado pela seguradora.

Outro ponto muito importante é com relação aos custos do processo de regulação do sinistro. Todo sinistro é indenizado via reembolso, ou seja, o segurado deve arcar com todos os custos derivados desta ocorrência e, posteriormente, a seguradora fará a indenização mediante a comprovação de todos os valores arcados por ele. Lembrando que, neste momento, todo e qualquer gasto deverá ser aprovado previamente pelo perito (o que não caracteriza uma aprovação de indenização, a aprovação do orçamento significa apenas que o perito está de acordo com os valores apresentados para aquele reparo específico. É necessário aguardar a aprovação formal da seguradora para dar início aos reparos). Portanto, é muito importante que o segurado pegue nota fiscal de todos os gastos que ele tiver durante o processo, desde uma remoção de destroços que possa ter se dado de forma urgente, até os custos finais com um possível reparo da aeronave.

Se você tiver contratado sua apólice de seguro por meio de uma corretora especializada no segmento aeronáutico, ela fará o acompanhamento de todas as etapas do processo junto à seguradora. A corretora prestará uma consultoria completa, orientando-o quanto aos próximos passos, antecipando algumas ações junto à seguradora a fim de agilizar ao máximo o processo de regulação e garantindo que ele se dê de forma correta.

Porém, para que estas medidas sejam tomadas de forma correta e ágil, além da especialização do corretor, com alto conhecimento técnico do produto, é importante que ele tenha também experiência em regulação de sinistros aeronáuticos, que tenha um bom relacionamento com as seguradoras e que já conheça de perto todo o processo. A falta de experiência do corretor, além de atrasar o processo, pode contribuir para que o segurado não receba sua indenização, este risco existe desde o momento da contratação do seguro.

A VOKAN é a maior corretora do Brasil especializada no segmento aeronáutico. Nossa acessibilidade é grande, com atendimento em todo o território brasileiro, possuímos filiais físicas em 4 cidades, além disso, temos vários produtores em outros estados. Contamos com um time de especialistas com larga experiência em regulação de sinistros aeronáuticos. Para saber mais sobre processo de regulação de sinistros, tirar dúvidas, ou até mesmo fazer sua cotação, entre em contato conosco. Teremos muito prazer em atendê-lo!