Novo ZARC da SOJA para Safra 2023/2024
Vokan

Autor: Vokan

Novo ZARC da SOJA para Safra 2023/2024

Nova metodologia com seis tipos de solos passará a vigorar no ZARC da SOJA a partir da próxima Safra Verão.

O ZARC é a ferramenta responsável pelo zoneamento agrícola, o qual tem como objetivo definir o melhor momento para cultivar no Brasil, pois indica a probabilidade de perdas na produção por culturas e municípios, sinalizando os períodos de semeadura com menor risco. Este zonamento é obtido por meio de um amplo banco de dados operacionalizado pela Embrapa, possuindo diversos indicadores que classificam em três grupos de risco o período do plantio (20%, 30% e 40% – sendo do menor para o maior a classificação de risco).

As atualizações para esta nova metodologia foram iniciadas em 2017, em que, na oportunidade, foram apresentadas pela Embrapa mudanças e critérios técnicos que indicavam a necessidade de revisar a ferramenta e, principalmente, seus parâmetros. O novo método estipula seis tipos de classes (AD1 a AD6), considerando três frações de solo (argila, silte e areia), além disso, leva em consideração principalmente a capacidade de armazenamento de água que estes solos possuem (predição de água disponível, AD, no solo em função da granulometria para análise de risco do ZARC).

A nova classificação também vai abranger mais áreas no Brasil (mais de 90%), já que a classificação anterior não considerava solos com teor de argila inferior a 10%, e outros com mais de 35% de argila se enquadravam apenas em uma classe. Portanto, está cada vez mais claro que os investimentos do produtor no solo precisam ser melhor dimensionados. Terras mais cuidadas e manejos adequados, garantem melhores resultados na Lavoura